Inova Docente
Inova Docente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A importância de ser um professor criticamente reflexivo

A importância de ser um professor  criticamente reflexivo
Gabriela Pintar de Oliveira
jun. 14 - 2 min de leitura
000

“Nós não aprendemos da experiência...nós aprendemos a partir da reflexão da experiência.”

John Dewey

Estamos chegando ao final de um semestre e, neste período, é impossível não pensar em como a natureza da profissão de professor é cíclica. Para alguns com variações ao longo dos semestres, para outros, com variações ao longo de um ano. Em 1990, Ellen Moir desenvolveu um modelo que reflete as atitudes de um professor iniciante em seu primeiro ano de experiência (lembrando que o ano escolar americano tem início no meio do ano). Mais de 30 anos depois, esse modelo continua representando não só os professores no primeiro ano de ensino, mas também no segundo, terceiro e décimo ano de experiência.

Em qual dessas fases você está?

Eu estou na fase de reflexão.

No livro “Tornando-se um professor criticamente reflexivo”, Brookfield propõe 4 “lentes” que podem ajudar o professor nesse processo de reflexão.

  1. a autobiográfica
  2. os olhos dos alunos
  3. as experiências dos colegas
  4. a literatura teórica

Considerando essas “lentes”: Você se mantém aprendendo? Você revisa as suas aulas após já as ter lecionado? Você procura aprender com seus colegas? Você pede feedback sobre suas aulas aos seus alunos? Aos seus colegas?

Com o encerramento de mais um semestre, eu tenho certeza de que você viveu situações que o deixaram mais experiente(e talvez até um pouco mais amargo ou desiludido). Assim sendo, eu desejo que aproveite as suas férias de julho (merecidíssimas) para descansar e relaxar, e que após este período de “esvazia-se”, você esteja inspirado para a reflexão crítica que lhe dará oportunidade para um novo florescer.

Para lhe ajudar no processo de reciclagem do seu protagonismo docente, a equipe Inova está com novidades quentíssimas. Preparamos uma jornada especial para você se antecipar ao novo semestre embasado em novas estratégias e ferramentas, além de ter a oportunidade de desenvolver outras habilidades e competências. Tudo isso para um novo horizonte melhor e mais leve. Fique atento nas nossas redes sociais e na nossa plataforma.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você