Alguma vez você já perguntou aos alunos no final do semestre sobre algo que você ensinou no início do semestre e percebeu que eles não se lembram de quase nada?
Isso é algo bem comum e que pode ser minimizado a partir do uso da Prática de Lembrar.
A prática de lembrar é uma estratégia que tem como objetivo principal aumentar a aprendizagem através da busca de informações em nossa mente. Quando alguém nos passa uma informação que já sabemos, muitas vezes ela parece óbvia. Por outro lado, o processo de resgatarmos uma informação por conta própria normalmente requer bastante esforço. Esse esforço é importante e necessário para aprendizagem de longa duração.
Normalmente solicitamos aos alunos que resgatem o que eles aprenderam durante as avaliações, ou seja, no momento da avaliação a informação já deve ter sido aprendida. Não seria, então, melhor usar a prática de lembrar como uma estratégia de aprendizagem, ao invés de usar apenas como uma ferramenta de avaliação?
Ficou interessado? Quer saber mais?
Leia o guia completo e veja exemplos práticos de como aplicar em suas aulas!
Créditos da imagem: https://www.freepik.com/photos/woman'>Woman photo created by wayhomestudio