Olá, professor!
Você já deve ter percebido que os alunos se interessam mais por alguns temas das disciplinas que você ministra do que outros, não é?! Que tal introduzir esses temas de uma forma diferente em suas aulas?
Eu trouxe 3 sugestões de estratégias de Harvard que podem ser usadas para começar um assunto de forma diferente, vamos lá?
- Imagine se...
Peça aos alunos que escolham um objeto ou sistema e então peça a eles para refletirem sobre as seguintes perguntas:
O que tornaria isso mais efetivo?
De que forma poderia ser mais eficiente?
De que forma poderia ser mais ético?
De que forma poderia ser mais bonito?
Esta estratégia encoraja a criatividade dos alunos e pode ser usada quando você estiver trabalhando com sistemas ou processos que podem ser aperfeiçoados.
- Nomeie, descreva e aja
Selecione um tópico a ser abordado e peça aos alunos para:
Nomearem: Resgatar da memória, nomear e fazer uma lista de todas as partes que eles conseguem lembrar relacionadas ao tópico.
Descreverem: Para cada uma das coisas que eles nomearam, eles deverão adicionar uma descrição.
Agirem: Para cada uma das coisas que eles nomearam eles deverão descrever como elas agem. Qual a função delas? Como a sua função contribui para o todo?
Esta estratégia ajuda os alunos a desenvolverem a habilidade de descrever e ajuda na memória de trabalho.
- Pense, resolva e explore
Instigue os alunos a responderem as perguntas abaixo sobre um determinado assunto:
O que você acha que sabe sobre este tema?
Quais perguntas você possui sobre este tema?
Como você poderia explorar suas perguntas sobre este tema?
Esta estratégia gera curiosidade e pode ajudar você a conduzir sua aula de forma mais assertiva.
O que achou dessas dicas, professor?
Quer saber mais?
Visite o site do Project Zero e descubra um universo de possibilidades.