[ editar artigo]

É fácil enganar jornalistas

É fácil enganar jornalistas

Uma de minhas reportagens mais interessantes tratou de chocolate. Não, não era matéria de dieta ou Páscoa, mas sobre duas coisas: 1) como é fácil publicar trabalhos científicos sem qualidade ou fraudulentos e 2) como é fácil fazer jornalistas escreverem matérias sobre esses mesmos estudos.

O chocolate era o principal ingrediente do artigo. O autor alegava que voluntários que o consumiam tinham perda de peso acelerada. A metodologia, claro, não parava em pé, tampouco os resultados, mas bastou um pequeno esforço de divulgação para todo mundo sair noticiando que chocolate emagrecia.

Se você quer saber mais a respeito, deixo dois links, o da reportagem que escrevi e o do relato do próprio autor do estudo, um cientista-jornalista que escreve para a Science. 

https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/08/1666265-enganar-jornalistas-e-facil-diz-cientista.shtml

https://io9.gizmodo.com/i-fooled-millions-into-thinking-chocolate-helps-weight-1707251800

Inova Docente
Gabriel Alves
Gabriel Alves Seguir

Sou um jornalista e comunicador formado em biomedicina pela Unifesp, onde também fiz doutorado, e em matemática pela USP. Escrevo sobre ciência e saúde na Folha de S.Paulo e transformo a comunicação da farmacêutica Novartis com médicos e pacientes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você