No sábado (19/12/2020) foi realizado um piloto do Depois da Aula. Os professores que participaram desta conversa atuam principalmente no ensino superior em cursos da área da saúde, mas também nos prestigiaram um docente do curso de Engenharia e outro de Geografia do ensino médio. Sabemos que, independente do alunado, atuar na docência é um desafio constante e estamos aqui para contar um pouco dos principais tópicos debatidos neste encontro. A discussão se deu em torno do tema “Balanço do ensino remoto em 2020” e rendeu muitas reflexões importantes.
Uma das preocupações levantadas foi em relação às avaliações no ambiente virtual. Como saber se as provas aplicadas, de fato, mediram o conhecimento proposto ao longo do semestre? Esse formato foi, para muitos, completamente novo. Tanto a forma de perguntar (aqui falamos da atuação do docente) quanto a forma de responder (e aqui do discente) estavam diferentes do costumeiro. Os alunos se aproveitaram das pesquisas e da colaboração dos colegas, facilitados pela impossibilidade de vigilância do professor, mesmo quando esta não era a proposta da avaliação. As notas melhoraram e quase ninguém ficou de recuperação ou dependência – o que não era tão frequente antes da pandemia. Mas o quanto se aprendeu – o quanto cada aluno levou individualmente para si – isso permaneceu obscuro.
Outra questão trazida para nosso bate-papo foi de como administrar o tempo entre a docência e vida pessoal. As plataformas permitiram acesso ilimitado aos professores e muitos se queixaram de passar o dia respondendo dúvidas dos alunos. Para aqueles que vivenciam a parentalidade a situação foi ainda mais delicada, uma vez que precisavam equilibrar entre as suas próprias aulas e as aulas de seus filhos. Quem usa o computador? Existem cômodos silenciosos para todos? Como manter os alunos e os filhos conectados?
Discutimos também sobre a interação entre alunos e professores nas aulas virtuais. Câmera aberta? Câmera fechada? Como fazer para saber se os alunos entenderam algo sem poder ver a expressão em seus rostos? Alguns professores tiveram a sensação de que os alunos perguntavam mais, enquanto outros de que estavam falando com as paredes. Esta percepção estava associada com os semestres que cada um lecionou. Os calouros pareciam interagir mais, enquanto os veteranos estavam mais cansados, só querendo finalizar o curso.
Os desafios fora da aula virtual continuaram a ser debatidos. Teve professor que vivenciou briga entre os alunos e se viu apartando discussões acaloradas em ambiente eletrônico. Teve professor que comprou lousa, mesa digital, microfone, câmera e transformou a sala de jantar em estúdio. Teve professor que gravou as aulas de madrugada.
Enfim, o acolhimento entre nós professores, que muitas vezes nos sentimos sozinhos, foi imenso neste encontro. Você quer fazer parte deste grupo? O próximo Depois da Aula será em janeiro, 14/01/2021, às 17 horas. O tema será “Promessas de início de ano”. Queremos saber quais são os comprometimentos e metas dos professores para 2021. Você faz promessas incansáveis, que geram ansiedade o ano todo, ou você é mais do estilo “deixe a vida me levar”? Bora conversar? Já estamos com a agenda aberta para as inscrições, clique na imagem a seguir:
Até lá!
Créditos de imagem:
Business vector created by freepik.