[ editar artigo]

Depois da Aula (fev/21) – a experiência do encontro de janeiro

Depois da Aula (fev/21) – a experiência do encontro de janeiro

O primeiro Depois da Aula aberto ao público geral de professores foi bastante peculiar. O tema escolhido para o encontro, apesar de frequentemente debatido neste período – “Promessas de início do ano” – gerou sentimentos nada óbvios. Mesmo sabendo que fazer planos é inerente ao ser humano e normalmente experimentamos prazer em determinar a rota a seguir, a verdade é que nós docentes estamos muito mais cautelosos.

O ano novo surgiu sem conseguir florescer as esperanças de um recomeço diferente. Ao coincidir o retorno das aulas com o aumento do número de casos na pandemia, o professor lida com problemas que vão desde não saber qual será o seu local de trabalho – o professor dará aula de sua casa ou voltará para a escola? – até dúvidas sobre os novos rumos da educação superior – o MEC legitimará esta nova forma de ensino? Quais serão os limites da educação híbrida para os cursos da área da saúde?

Das angústias mais compartilhadas na reunião estavam: a incerteza da carga horária e o impacto salarial; que disciplinas serão lecionadas; como manter, por mais um semestre, o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem virtual; como continuar publicando sem perder qualidade; e como cumprir o conteúdo programático quando há ampla heterogeneidade de formação entre os estudantes.

Com tantos conflitos, torna-se muito desgastante fazer promessas ou planos. Parece não existir um ponto de partida concreto ou um norte para se caminhar. E este processo se assemelha mais a um desejo do que gostaríamos que fosse do que um plano estratégico per se. Assim, questionou-se: o que planejar?

Após o compartilhamento de ideias, percebemos que o sentimento de prudência em planos mais curtos (um dia de cada vez, algo que fizemos tanto em 2020) foi uma estratégia adotada pelos participantes para entrarmos em 2021. Apesar de um pouco órfãos das promessas que normalmente nos acompanham nas viradas de ano, o encontro com os pares professores mostrou, mais uma vez, que não estamos sozinhos. Esta sensação de pertencimento não tornou o ato de planejar mais concreto, mas ajudou a diminuir a ansiedade. Além disso, acreditamos que podemos ficar mais criativos na solução de problemas quando, ao ouvir um colega, internalizamos parte de suas experiências. E assim, seguimos nos inspirando para os desafios que estão por vir.

Neste contexto, que valoriza trocas e trabalho em parceria, aproveitamos para convidar você, prof, para a nossa próxima reunião, cujo mote principal é: “Volta às aulas: o que faremos de diferente este ano?”. Queremos conversar sobre ideias e dinâmicas para incrementar nossas aulas em 2021. O encontro virtual será em 09/02/2021, às 17:00 h. Para se inscrever basta clicar na figura abaixo. Na semana do encontro você receberá o link da reunião e informações adicionais.

Créditos de imagem no topo: Business photo created by dashu83 - www.freepik.com

Inova Docente
Ler conteúdo completo
Indicados para você