Mais um semestre começando e, com a volta ao presencial depois de tanto tempo no ensino remoto, mais do que nunca precisamos de estratégias que nos ajudem a nos conectarmos com nossos alunos. Além disso, é muito importante fazermos avaliações diagnósticas para sermos capazes de reconhecer lacunas de conhecimento dos nossos alunos.
Um método bem tradicional para isso são os formulários online ou os questionários físicos mesmo. Eles podem até ajudar, mas são chatos!
Que tal fazer isso de formas mais divertidas? Neste artigo você vai encontrar 4 sugestões para sacudir suas aulas e ainda fomentar a participação e a aprendizagem dos seus alunos.
1. Jeopardy
O Jeopardy é um jogo de equipes no qual você pode organizar as perguntas em diferentes temas e níveis de dificuldade.
Os grupos escolhem as perguntas e, caso acertem, levam a pontuação atribuída a ela. O grupo que tiver mais pontos ao final do jogo ganha. Esse jogo é super divertido e o template editável dele está disponível para download no clube inova.
2. Grid
O grid é outra ótima opção para avaliar o que os seus alunos sabem. Ele consiste em uma tabela que precisa ser preenchida pelos alunos como no exemplo abaixo.
Esta é uma atividade legal para direcionar os alunos para os conceitos que você julga serem os mais importantes.
3. Enquetes dissertativas
Você pode usar o mentimeter e escolher a opção "open ended pool" para fazer perguntas dissertativas, caso você queira estimular os alunos a elaborar um raciocínio.
4. Frame
A frame é uma forma de texto com partes de explicação faltando e é o aluno que precisa completar essas partes. Ela é muito útil para dar aos alunos uma ideia de "por onde começar". Veja o exemplo abaixo:
A teoria X propõe que _________________ e é muito útil porque oferece insights para ______________. Por outro lado, a teoria Y, que propõe ________________ é melhor para explicar ___________________.
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